domingo, 3 de março de 2013

COMPOSTOS SULFONADOS E SULFATADOS

São compostos obtidos por reacção do ácido sulfúrico sobre certos óleos ou sobre álcoois gordos, como laúrico ou cetílico. A estrutura deste dois tipos de compostos é semelhante.

Os óleos sulfatados são preparados por reacção com óleos que tenham na sua constituição um radical hidroxilo (-OH); tal é o caso do óleo de rícino. Estes óleos constituem bons agentes emulsivos O/A, sendo mais estáveis que os sabões, quando na presença de iões polivalentes. Uma vez que são estáveis a pH ácidos, podem ser aplicados em emulsões ácidas, facto desde já vantajoso. Como exemplo desta classe de compostos, teremos os sulfato de cetilo e sódio e o sulfato de laurílo e sódio e o sulfato de laurílo e trietanalomina.

Estes compostos além de serem largamente utilizados na preparação de loções e cremes de uso medicinal, figuram muitas vezes na preparação de ceras emulgentes, associados a agentes estabilizantes; estas misturas terão uma consistência mais apropriada, melhor penetrabilidade e melhor acção emoliente. Como exemplo, a cera.

Lanette SX, mistura de álcoois cetílico e estearíco com 10% de ésteres respectivos. A designação S indicamos que esta é sulfatada e X que possui 10% de ésteres.

De referir a incompatibilidade que estes compostos têm com o iodo, sais de mercúrio, com concentrações elevadas de iodo e com agentes catiónicos; são hidrolisáveis ( decompostos) submetidos a aquecimento prolongado.

Os compostos sulfonados são principalmente usados como agentes molhante e em menor extenção como agentes emulsionantes. Como exemplo o aerosol OT ou dioctilfossuccionato de sódio.

Sem comentários:

Enviar um comentário